Ouvintes da Rádio Bandeirantes reclamaram da demora para liberação do documento digital após o pagamento do licenciamento de veículos em São Paulo. As informações são da Ana Paula Rodrigues.
Marcelo Rodrigues conseguiu se programar e guardar um dinheiro para se livrar o quanto antes do IPVA e do licenciamento. Pagou tudo em cota única no último dia 12 de janeiro, mas até agora o documento do veículo dele não foi liberado. “Até no final do dia de ontem quando eu tinha consultado o licenciamento não está disponível, aconteceu comigo e com minha esposa, no veículo dela”, contou
Os casos do Marcelo e da esposa ilustram bem as várias reclamações enviadas pelos ouvintes da Rádio Bandeirantes nos últimos dias.
A espera pelo documento digital, que deveria levar no máximo 3 dias úteis após a quitação do licenciamento, chega a 1 semana sem que o CRVL seja liberado.
O Marcelo reclamou que, mesmo com o comprovante do pagamento em mãos, o sistema do Detran não aponta nem que o licenciamento deste ano está em processamento. A última informação é do ano passado.
“No aplicativo e até mesmo no site do Detran consta com licenciamento efetuado de 2020 e não tem informação nenhuma do licenciamento 2021 e não consta pagamento. O valor está em aberto”, disse.
Neste ano, o documento digital é a única opção do condutor, já que os órgãos de trânsito não emitem mais o registro do veículo em papel.
De acordo com o Detran de São Paulo, o tempo de espera deveria ser de, no máximo, 3 dias úteis.
Juan Sanches, diretor de veículos do órgão, afirma que o volume de emissões de documentos segue em 2021 no mesmo ritmo do ano passado.
Com a diferença de que, dessa vez, todos os documentos estão sendo emitidos da mesma maneira, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal do Detran. “Nós já emitimos desde o dia o primeiro dia útil de 2021 até o dia 15 o volume de 2,6 milhões licenciamentos, inclusive temos enfrentado uma demanda muito grande, isso tem explicado a demora em alguns instantes do processamento do sistema”, explicou Sanches.
Por meio de nota, o Departamento Nacional de Trânsito afirma que, além de São Paulo, o Piauí também enfrentou problemas no processamento de licenciamentos.
E que o órgão está tomando providências junto ao Detran de SP para normalizar o atendimento o mais rápido possível.