Notícias

Argentina confirma primeiro caso de varíola dos macacos

O homem apresentava erupções na pele em diferentes partes do corpo e febre

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Em comunicado emito para a imprensa, o Ministério da Saúde da Argentina confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no país. Segundo o boletim: “Um morador da província de Buenos Aires foi a uma saúde da cidade de Buenos Aires com sintomas compatíveis com varíola dos macacos. O homem apresentava erupções na pele em diferentes partes do corpo e febre”.

O boletim afirma que o paciente está em boas condições gerais e recebeu tratamento sintomático. Ainda segundo o governo argentino, o homem tem histórico de viagem à Espanha, onde esteve de 28 de abril a 16 de maio de 2022.

Até aqui, 94 registros foram confirmados e 28 estão sob suspeita em 14 países. A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que provoca o aparecimento de feridas na pele, mas que pode ser contida, segundo as autoridades, com ações simples como isolamento.

Nos próximos dias, a OMS promete divulgar novas orientações para tentar conter a disseminação da doença. No Brasil O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa denominada CâmaraPox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus monkeypox, conhecido como “varíola dos macacos’.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.