Arqueólogos encontraram centenas de sarcófagos antigos durante uma escavação perto do Cairo, capital do Egito. Além dos 250 sarcófagos, foram descobertas 150 estátuas de bronze, outros objetos e até múmias.
Os pesquisadores estimam que as relíquias são de cerca de 500 anos a.C. O trabalho dos arqueólogos, a partir de agora, é descobrir a quais faraós os sarcófagos pertenciam.
Múmias, caixas e amuletos foram achados em sarcófagos de madeira pintados. O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, explica que um papiro completo e fechado foi achado pela primeira vez.
“Em um sarcófago de madeira foi encontrado, pela primeira vez, um papiro completo e fechado. Imediatamente, esse papel foi levado a efeito para estudos de laboratório de esterilização e para realização de estudos. Creio que esse papiro é semelhante aos que foram descobertos há 100 anos, que falam sobre o Livro dos Portões e o Livro dos Mortos”, contou Waziri.
A descoberta aconteceu em um cemitério em Saqqara, ao Sul das pirâmides de Gizé. Nos últimos anos, na região, pesquisadores destacam um fluxo constante de achados arqueológicos.