Notícias

Arqueólogos encontram "quarto dos escravos" nas ruínas de Pompeia; veja imagens

Escavações ajudaram a achar camas feitas com tábuas de madeiras, jarras de cerâmica e várias ânforas

Tania Valeria Gomes 12/11/2021 • 11:51 - Atualizado em 12/11/2021 • 13:31
Arqueólogos encontraram um pequeno cômodo de 16 metros quadrados com três camas que acreditam ter sido um quarto de escravos em Pompeia
Arqueólogos encontraram um pequeno cômodo de 16 metros quadrados com três camas que acreditam ter sido um quarto de escravos em Pompeia
Pompeiisites.org/Reprodução

Arqueólogos encontraram um pequeno cômodo de 16 metros quadrados com três camas que acreditam ter sido um quarto de escravos em uma vila ao norte de Pompeia, na Itália. O cômodo fica na Civita Giuliana, onde já tinha sido encontrada uma carruagem cerimonial e um estábulo com cavalos arreados.

O quarto é bastante humilde, com apenas uma janela que ficava no alto e não aparenta ter tido nenhum tipo de decoração nas paredes. As camas são feitas com tábuas de madeiras que podiam ser adaptadas de acordo com a altura de quem dormia nelas. 

Duas delas medem 1,7 metro enquanto a terceira mede 1,4 metro, o que sugere que o quarto era a morada de uma pequena família.

Além das camas, foram encontrados jarras de cerâmica, várias ânforas e um urinol. Um baú de madeira guardava objetos de metal e tecido usados no cuidado dos cavalos, o que indica que também se tratava de um depósito e que a família seria parte dos trabalhadores do estábulo encontrado perto dali em 2018. Um eixo de carruagem ficou preservado em cima de uma das camas.

"Essa é uma janela para a realidade precária de pessoas que raramente aparecem nos registros históricos, que foram escritos quase exclusivamente pela elite," disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia.

Pompeia e seus arredores foram soterrados com a erupção do Vesúvio em 79 d.C. As suas ruínas ficaram muito bem preservadas graças a uma camada grossa de cinzas e detritos vulcânicos que cobriram toda a região. 

Vídeo: Arqueólogos encontram cavalos petrificados em Pompeia

Segundo especialistas, ainda há muito o que ser revelado sobre Pompeia e seu subúrbio. De acordo com os registros do Parque Arqueológico de Pompeia, apenas 2/3 da cidade já "emergiram" das cinzas desde que as escavações no local começaram, em meados do século 18.