Arthur do Val: Conselho de Ética da Alesp unifica 21 pedidos de cassação

Nesta manhã aconteceu a primeira reunião de deputados para definir qual será a punição do Arthur do Val

Da redação com Rádio Bandeirantes

Deputado Arthur do Val fez comentários sexistas contra ucranianas Reprodução redes sociais
Deputado Arthur do Val fez comentários sexistas contra ucranianas
Reprodução redes sociais

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu unificar as 21 representações protocoladas na Casa que pedem a cassação do deputado Arthur do Val. Em áudio vazado, o parlamentar disse que as ucranianas são “fáceis porque são pobres”

O colegiado acredita que a união de todas as ações dará mais celeridade durante a tramitação do processo, em apenas uma única análise. Na manhã desta quarta-feira, 09, aconteceu a primeira reunião do Conselho de Ética para definir qual será a punição do Arthur do Val. 

Ainda hoje, o deputado será notificado e terá cinco sessões parlamentares para apresentar defesa prévia. A segunda reunião do Conselho deve acontecer em quinze dias para oficializar o início da tramitação do processo.

No encontro, a presidente do órgão, deputada Maria Lucia Amary, apresentará a escolha do relator do processo.

Áudios vazados

O deputado estadual e então pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, em áudio vazado, referiu-se a mulheres ucranianas como “fáceis porque são pobres”. Arthur do Val viajou para a Ucrânia em 28 de fevereiro para prestar ajuda humanitária na região de conflito.

Logo após saber dos áudios, o ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à presidência da República, retirou o apoio ao deputado. Arthur do Val, ao chegar ao Brasil, retirou a pré-candidatura ao governo de São Paulo. O Podemos aceitou o pedido de desfiliação do parlamentar paulista.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais