Notícias

Asteroide de mais de 1km de diâmetro vai passar perto da Terra na terça-feira

O 7482 (1994 PC1) passará próximo do planeta às 18h51 (hora de Brasília) e não representa risco

Por Da redação

Asteroide passará a pouco mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua Pixabay
Asteroide passará a pouco mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua
Pixabay

Um grande asteroide vai passar próximo da Terra na próxima terça-feira (18), segundo confirmou a Nasa. E ao contrário do meteorito do filme “Não Olhe Para Cima” (Don't Look Up), ele não representará nenhum risco ao planeta. O asteroide, identificado como 7482 (1994 PC1) tem cerca de 1,1 km de diâmetro.

Ele deve passar perto da Terra às 18h51 (hora de Brasília) a 1,2 milhão de quilômetros (pouco mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua). É uma distância suficiente para ser observado facilmente em telescópios --o maior empecilho para a observação pode ser a luz da lua cheia.

Ele aparecerá como um ponto de luz, semelhante a uma estrela, passando na frente das estrelas ao longo da noite.

O 7482 (1994 PC1) foi descoberto em 1994, pertence ao grupo Apollo e dá uma volta completa no Sol a cada 572 dias. Sua maior aproximação do planeta Terra ocorreu em 17 de janeiro de 1933, quando ele passou a 1,1 milhões de km de distância. 

Segundo a Nasa, asteroides são tipicamente compostos de materiais rochosos, empoeirados e metálicos. A maioria orbita dentro do cinturão de asteroides principal, entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas alguns seguem caminhos que circulam no interior do sistema solar (incluindo asteroides próximos à Terra).

Tópicos relacionados

  • Ciência e Tecnologia

Mais notícias

Carregar mais