Asteroide do tamanho de um caminhão-baú passará perto da América do Sul

De acordo com a Nasa, esta é uma das movimentações de um objeto espacial mais próximas da Terra já registrada

Da redação

Asteroide do tamanho de um caminhão-baú passará perto da América do Sul
Asteroide irá passar pela Terra nesta quinta-feira (26)
Reprodução/NASA

Um asteroide do tamanho de um caminhão-baú passará bem perto da Terra nesta quinta-feira (26), especificamente no extremo-sul da América do Sul, a partir das 21h, pelo horário de Brasília. As informações são da Agência Espacial Americana (Nasa). 

A Nasa também destaca que o objeto estará apenas a 3,6 mil km acima da superfície do planeta, dentro da órbita de satélites geossíncronos, cujo período orbital que corresponde à rotação da Terra sobre o próprio eixo.

A agência, porém, tranquiliza a população ao destacar que não risco de o asteroide entrar na atmosfera terrestre, pois, caso acontecesse, ele se desintegraria e cairia como pequenos meteoritos.

“O Scout [o sistema de avaliação de risco de impacto da Nasa], rapidamente, descartou 2023 BU como um impactador, mas, apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”, disse Davide Farnocchia, engenheiro de navegação da agência.

Segundo Farnocchia, esta é uma das movimentações de um objeto espacial mais próximas da Terra já registrada.

O asteroide foi descoberto pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, o mesmo que descobriu o cometa interestelar 2I/Borisov, na Crimeia. Após a coleta de observações suficientes, a descoberta foi anunciada. Em três dias, vários observatórios em todo o mundo fizeram dezenas de observações, o que ajudou especialistas a refinarem melhor a órbita de 2023 BU.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais