Notícias

Asteroide gigante deve passar perto da Terra nesta sexta-feira (27)

Gigante 7335 (1989 JA) é quatro vezes o tamanho do Empire State Building

Com informações do Metro Jornal

Um asteroide de 2 quilômetros de diâmetro deve passar relativamente perto da Terra nesta sexta-feira (27). O gigante 7335 (1989 JA) é mais que o dobro do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, em Dubai, que mede pouco mais de 800 metros.

De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), a passagem ocorrerá a uma velocidade de 76 mil km/h. A distância que o asteroide passará da Terra, de 4 milhões de quilômetros, é considerada segura. É quase dez vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

A Nasa, agência espacial norte-americana, no entanto, classificou como “Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA)”, por ele poder causar danos ao planeta se a qualquer altura a sua órbita mudar. Não há indícios de que isso vá acontecer. 

Este asteroide é um dos mais de 29 mil objetos próximos da Terra (NEOs) que a Nasa vigia. 

Os NEOs referem-se a qualquer objeto astronômico que passe a cerca de 48 milhões de quilômetros da órbita do planeta, de acordo com a NASA. 

A maioria destes objetos é extremamente pequena; 7335 (1989 JA) mede mais do que cerca de 99% dos NEOs que a NASA segue.

Desvio

A NASA lançou recentemente uma missão para testar se asteroides potencialmente perigosos poderiam um dia ser desviados de uma rota de colisão com a Terra. 

Em novembro de 2021, a agência lançou uma nave chamada Double Asteroid Redirection Test (DART), que colidirá de frente com o asteroide Dimorphos de 160 metros de largura em setembro deste ano.

Tópicos relacionados

  • Ciência e Tecnologia

Mais notícias

Carregar mais