Asteroide gigante passa perto da Terra nesta terça-feira (18)

Rocha tem mais de 1 km de diâmetro, segundo a Nasa

Eduardo Barão, na BandNews TV

Um asteroide gigante passará perto da Terra nesta terça-feira (18). Mas pode olhar para cima! Os astrônomos garantem que não há nenhum risco de colisão com o planeta.

Segundo informações da agência espacial norte-americana, a Nasa, a rocha de mais de 1 km de diâmetro, identificada como 7482, ficará a cerca de 2 milhões de quilômetros de nós, o que representa mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Para se ter uma ideia, o corpo celeste é mais comprido que o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa em Dubai, e tem o dobro do tamanho do Empire State Building, o edifício mais alto de Nova York.

A última vez em que o asteroide 7482 passou tão perto foi em janeiro de 1933, quando a distância foi de apenas 1 milhão de quilômetros.

Vídeo: brasileira descobre 25 asteroides

De acordo com a Nasa, o melhor horário para acompanhá-lo é a partir das 20h30 (no horário de Brasília), se o céu estiver limpo.

Não será possível, no entanto, observá-lo a olho nu. Os interessados deverão usar um bom telescópio ou assistir ao trajeto em sites que monitoram a atividade espacial.

O 7482 (1994 PC1) foi descoberto em 1994, pertence ao grupo Apollo e dá uma volta completa no Sol a cada 572 dias. Sua maior aproximação do planeta Terra ocorreu em 17 de janeiro de 1933, quando ele passou a 1,1 milhões de km de distância.

Segundo a Nasa, asteroides são tipicamente compostos de materiais rochosos, empoeirados e metálicos. A maioria orbita dentro do cinturão de asteroides principal, entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas alguns seguem caminhos que circulam no interior do sistema solar (incluindo asteroides próximos à Terra).

• Ciência e Tecnologia