Notícias

Ataque com mísseis destrói aeroporto na Ucrânia

Em postagem no Twitter, presidente Volodymyr Zelensky pediu ajuda de líderes mundiais

Da Redação, com BandNews Tv

O aeroporto está completamente destruído, de acordo com o post
O aeroporto está completamente destruído, de acordo com o post
Reprodução/@ua_parliament

O governo da Ucrânia anunciou, através do Twitter, que o aeroporto de Vinnytsia está "completamente destruído" depois de um ataque com oito mísseis. "Apelo urgente do presidente @ZelenskyyUa: um ataque com mísseis em #Vinnytsia consistiu em oito mísseis. O aeroporto está completamente destruído. O presidente pediu ao mundo que feche os céus e forneça aeronaves à Ucrânia", diz a postagem.

Ainda de acordo com a publicação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo aos líderes mundiais. "Se vocês não nos derem pelo menos uma aeronave para que possamos nos proteger, há apenas uma conclusão: vocês também querem que sejamos mortos muito lentamente. Também é responsabilidade dos políticos mundiais, líderes ocidentais, a partir de hoje – e para sempre", afirmou. 

O perfil da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e de líderes como Emmanuel Macron (França), Boris Johnson (Reino Unido), Olaf Scholz (Alemanha), Joe Biden (Estados Unidos), entre outros, foram marcadas no mesmo post.  

Ataques continuam

Mais cedo, o único ponto para a retirada de civis que tentavam sair de um distrito nos arredores de Kiev sofreu um bombardeio. Os ataques aconteceram na cidade de Irpin, que fica a cerca de 25 quilômetros de distância da capital.

Autoridades dizem que a região está sob intenso bombardeio enquanto as forças russas se aproximam de Kiev. Segundo a imprensa local, os soldados atiraram deliberadamente contra ucranianos que tentavam atravessar uma ponte destruída. As autoridades falam em ao menos três mortos – entre eles, duas crianças.

E depois da Rússia violar o acordo de "cessar-fogo parcial" que seria instalado no último sábado (5), corredores humanitários nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha foram abertos novamente neste domingo. Nas redes sociais, o governador da região de Donetsk disse que a tentativa de abrir um corredor humanitário para civis na cidade de Mariupol começaria ao meio-dia local (7h, no horário de Brasília).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais