Notícias

Autor esfaqueado nos EUA pode perder um olho, diz agente

Segundo comunicado, ele está com aparelho respirador e teve o fígado atingido

Da redação

Autor esfaqueado nos EUA pode perder um olho, diz agente Reprodução/Twitter
Autor esfaqueado nos EUA pode perder um olho, diz agente
Reprodução/Twitter

Segundo um comunicado de seu agente, o escritor Salman Rushdie, autor de “Os versos satânicos”, que foi esfaqueado por um homem nesta sexta-feira (12) durante uma palestra, pode perder um olho. Ele também teve os nervos de um braço cortados e foi atingido no fígado. Rushdie está internado e com aparelho respirador.

A Polícia americana já identificou o homem suspeito de esfaquear o escritor britânico de origem muçulmana indiana. Os agentes declararam numa coletiva de imprensa que o suspeito se chama Hadi Matar, de 24 anos. Ele mora em Nova Jersey, estado vizinho à Nova York, onde aconteceu o ataque. 

O caso

O ataque aconteceu por volta das 11h, no horário local. Um homem invadiu o palco e derrubou Rushdie. A polícia confirmou que uma outra pessoa também foi atacada, mas sofreu ferimentos leves na cabeça. O criminoso foi detido.

Embora a motivação do ataque não esteja clara, Rushdie se tornou alvo de ameaças de morte na década de 1980, quando publicou o livro "Os versos satânicos". A obra acabou proibida no Irã em 1988 porque muitos muçulmanos a consideram uma blasfêmia. O governo iraniano pediu, inclusive, a morte de Rushdie, e ofereceu uma recompensa de mais de 3 milhões de dólares para quem assassinasse o escritor.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse que o autor Salman Rushdie “passou décadas falando a verdade ao poder. Alguém que esteve lá fora sem medo, apesar das ameaças que o seguiram durante toda a sua vida adulta", afirmou. "Nós condenamos o que aconteceu, condenamos toda violência e queremos que as pessoas sintam essa liberdade de falar e escrever a verdade. E continuarei protegendo isso todos os dias como governadora".

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais