Notícias

Aziz diz que Bolsonaro tentou golpe em 7/9 e que bandeira do Brasil 'é do povo'

Senador comparou seguidores do presidente aos de Jim Jones

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

“A bandeira brasileira é do povo brasileiro,”

A declaração é do senador Omar Aziz (PSD-AM), em entrevista nesta segunda-feira (13) ao Manhã Bandeirantes, programa apresentado por José Luiz Datena na Rádio Bandeirantes.

Para Aziz, é um erro essa “apropriação” de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em levar as cores do Brasil a manifestações, enquanto opositores adotaram o branco como uniforme em protestos neste domingo (12).

“Ontem, essa manifestação pela democracia, e ali era muita gente de pensamento diferente, creio que a primeira providência que eles (manifestantes do dia 12) têm que tomar é explicar para eles (bolsonaristas) que a propriedade do verde-amarelo, a propriedade da bandeira brasileira, não é dos bolsonaristas. É do povo brasileiro”, disse.

O senador, presidente da CPI da Pandemia, ainda apontou para uma “tentativa de golpe frustrado” por parte de Bolsonaro nas manifestações de 7 de setembro. Só não aconteceu, segundo ele, porque não houve adesão de instituições.

“O que aconteceu no 7 de setembro foi um princípio de golpe, sim”, afirmou. “Você não vai colocar milhões de brasileiros na rua por causa do ministro (do STF) Alexandre de Moraes. Ele é mais um ministro de uma corte de 11. Você para o Brasil, para o caminhoneiro, as pessoas ofendendo instituições, por causa de um ministro? Depois ele (Bolsonaro) vai, faz uma carta – que eu espero que seja genuína e não apenas por causa dos precatórios. Você não vê, da parte do presidente, depois de quase três anos no governo, falar qual é o legado dele”, acrescentou.

Aziz ainda comparou os apoiadores de Bolsonaro aos seguidores do religioso Jim Jones. Responsável pela seita Templo dos Povos, Jones chegou a criar o projeto Jonestown na década de 1970, na Guiana. A comunidade, no entanto, foi palco de mais de 900 mortes de seguidores em 1978, entre suicídios e homicídios.

“Parece uma coisa assim do Jim Jones, que nos preocupa muito. Até onde pode chegar esse fanatismo? Por isso volto a repetir: nós, que fazemos oposição a atos antidemocráticos, à volta da ditadura, a golpe, a fechamento de instituições, não podemos permitir que eles se apropriem da bandeira ver e amarela”, disse Aziz, reforçando novamente a crítica aos atos de 7 de setembro.

“Foi uma tentativa, sim, de golpe frustrado, que não teve adesão da sociedade, que não teve adesão das instituições”, declarou também.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais