O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo morreu aos 66 anos de idade. O artista estava internado no Hospital Sírio Libanês, na região central da capital paulista, por causa da Covid-19. As informações são da reportagem da BandNews FM.
Ismael Ivo assumiu a direção artística do Balé da Cidade de São Paulo em 2017 e foi o primeiro negro a ocupar a posição.
O governador João Doria lamentou o falecimento:
O Brasil perdeu hoje Ismael Ivo, um dos maiores coreógrafos contemporâneos. Ismael foi diretor da Bienal de Veneza, do Balé da Cidade, e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão. Era um amigo querido. Muito triste. Minha solidariedade aos familiares.
O secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Alê Youssef, também se manifestou pelas redes sociais:
Lamento profundamente a morte de Ismael Ivo, um dos grandes artistas do nosso tempo. Bailarino, coreógrafo, diretor e curador, teve uma carreira brilhante na arte e marcou uma geração da dança nacional e internacional.
Consagrou-se na Europa como diretor e curador na Bienal de Veneza, e na direção da companhia de dança do Teatro Nacional Alemão. Seu trabalho se caracterizou pela antropofagia cultural: assimilação de referências e apresentação de distintas formas de fazer e pensar a dança, sempre com foco na comunicação direta com o público.
Como diretor do Balé da Cidade, período em que trabalhamos juntos, Ismael inovou buscando a diversidade de estilos e ampliou a visibilidade e o alcance desse maravilhoso corpo artístico da cidade.
Meus sentimentos a sua família, amigos, colegas de trabalho e fãs.