Pelo menos oito bancos privados anunciaram nesta quinta-feira (16) que suspenderam a emissão de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. A decisão ocorre após o governo federal reduzir a taxa de juros da modalidade para 1,70% ao mês.
Pelo menos oito instituições anunciaram a suspensão temporária da linha. São os bancos Mercantil do Brasil, Pan, Pag Bank, Bem Promotora, Daycoval e Itaú, C6 e Bradesco. Segundo os bancos, a suspensão ocorre por não ser economicamente viável para as instituições financeiras.
A FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, afirmou em nota para a Band que “cada banco tem sua estratégia comercial de negócio na concessão de linhas de crédito e não houve qualquer decisão coletiva. Além disso, o órgão informou que não foi informado pelas instituições como a suspensão da linha ocorreu.
Na segunda-feira (13), a FEBRABAN afirmou que o mercado financeiro havia se manifestado contra a decisão de reduzir a taxa de juros para empréstimos consignados. “Neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”, pontua a nota.