Notícias

Atriz russa decola para fazer 1º filme da história no espaço

Yulia Peresild, de 37 anos, chegou à Estação Espacial Internacional, a 400 km da Terra, para gravações de "O Desafio"

Da Redação, com Band Notícias

Uma atriz e um cineasta russo decolaram para gravar o primeiro filme no espaço.

Yulia Peresild, de 37 anos, chegou nesta terça-feira (5) à Estação Espacial Internacional, a 400 quilômetros da Terra, para as gravações de "O Desafio", que será primeiro filme gravado fora do nosso planeta.

No longa, ela vive uma cirurgiã recrutada para salvar a vida de um astronauta - ou cosmonauta, como os russos chamam o profissional.

Acompanhada do diretor Klim Shipenko e o cosmonauta Anton Shkaplerov, a artista viajou a bordo da nave Soyuz, para uma missão que vai durar 12 dias no total.

Os russos têm um histórico de projetos pioneiros no espaço. Ainda como União Soviética, o país lançou o primeiro satélite, e colocou o primeiro animal, o primeiro homem e a primeira mulher em órbita. Mas, nos últimos anos, vem perdendo fôlego na competição com os Estados Unidos e a China.

A produção também faz parte de uma estratégia de marketing do governo russo. Em uma corrida que lembra os primeiros passos da aventura humana no espaço, as filmagens começam antes de um projeto bem parecido dos Estados Unidos.

No ano passado, o astro Tom Cruise, a Nasa e a SpaceX, do magnata Elon Musk, anunciaram planos de fazer um filme na estação espacial internacional, mas o projeto ainda não decolou.

Tópicos relacionados