Notícias

Band recebe prêmio da Cruz Vermelha de cobertura humanitária; assista

Vencedores foram escolhidos por um corpo de jurados independentes, que inclui outras organizações, parceiros, jornalistas e acadêmicos

Da redação

O Grupo Bandeirantes de Comunicação recebe, na noite desta quinta-feira (11), o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária pelas reportagens “Guerra na Etiópia” e “Rota de Fuga”. Você pode acompanhar a cerimônia de premiação pelo canal do YouTube do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no vídeo abaixo.

Os vencedores do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária foram anunciados no dia 28 de julho. Produzidas pelo repórter Yan Boechat, a série “Guerra na Etiópia” venceu na categoria humanitária internacional, e as reportagens da série “Rota de Fuga” levaram o primeiro lugar na categoria Acnur (Agência da ONU para Refugiados).

Em discurso, Laurent Wildhaber, chefe de Operações da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), destacou o trabalho do Grupo Bandeirantes na construção das séries de reportagens vencedoras. O compromisso com as causas humanitárias e sensibilidade marcaram as produções de Boechat.

“Muitas vezes, são histórias pessoais que vão aproximar alguém que está aqui no Brasil com a situação de um pai ou uma mãe na Etiópia. Foi isso que duas séries de reportagens do Yan Boechat e equipe, exibidas pela Bandeirantes TV, fizeram de maneira brilhante e que por isso venceu em duas categorias. Além de aproximar realidades, a imprensa faz investigações independentes que trazem fatos novos ou expõem algum fenômeno que afeta as populações”, discursou Wildhaber.

Premiação avaliou 100 reportagens

A cerimônia de entrega do prêmio começou às 19h, no espaço Reserva Cultural, em São Paulo. O evento conta com uma roda de conversa com os vencedores. O evento é fechado para convidados.

“Foi muito importante, para mim, fazer essas reportagens. Eu estou muito feliz de ter sido premiado por elas. É sempre uma recompensa muito grande ter esse reconhecimento dos colegas e de quem estuda esses temas de forma mais profunda. São temas duros e fortes, mas importantes também. Estou muito feliz pela Bandeirantes me dar espaço para fazer esse tipo de trabalho”, disse Boechat em entrevista ao BandNews TV.

Os vencedores foram escolhidos por um corpo de jurados independentes, que inclui outras organizações, parceiros, jornalistas e acadêmicos. Cerca de 100 reportagens estavam competindo.

Você poderia assistir às reportagens abaixo

Tópicos relacionados

  • Brasil
  • Internacional

Mais notícias

Carregar mais