Notícias

Barcelona e Lyon duelam na final da Champions League feminina

A partida acontece neste sábado (21), em Turim

Por Carolina Lipares

Barcelona x Lyon - Final da Champions League Feminina
Barcelona x Lyon - Final da Champions League Feminina
Divulgação: UEFA

A Champions League Feminina conhecerá seu campeão neste sábado (21). Lyon, o maior vencedor da competição, enfrenta o Barcelona, atual dono do título, pela final da UCL. O duelo acontece neste sábado (21), às 14h (horário de Brasília), no Allianz Stadium, em Turim, na Itália.

De um lado está o Lyon, com sete taças, sendo cinco seguidas, entre 2016 e 2020. O Lyon possui em seu elenco a melhor goleira do mundo, Christiane Endler, e a melhor zagueira atualmente, Wendie Rennard. A equipe disputou 10 jogos na Champions, com oitos vitórias e duas derrotas.

A equipe francesa ainda terá um desfalque para a decisão contra o Barça. Dzsenifer Marozsan, de 30 anos, teve constatada uma ruptura de ligamento cruzado anterior no joelho direito. A meia campista, tetracampeã da Champions pelo Lyon, passou por uma cirurgia e terá no mínimo seis meses de recuperação.

Do outro lado está o atual campeão do torneio, Barcelona. A equipe tem apenas um título e disputará sua terceira final. O Barça feminino vive sua melhor fase e hoje é uma referência mundial na modalidade. Vale lembrar que quatro dias após a final da Champions, a equipe catalã disputará uma vaga para a final da Copa da Rainha de 2022, contra o Real Madrid.

Como as equipes chegaram à final?

O Lyon terminou em primeiro na fase grupos, com cinco vitórias e uma derrota. Nas quartas de final, as Fenottes bateram a Juventus, enquanto nas semifinais eliminaram o Paris Saint-Germain.

O Barcelona também se classificou na primeira colocação do grupo, com uma campanha perfeita. Foram seis vitórias nos seis jogos, com 24 gols marcados e apenas um sofrido. Nas quartas de final, o Barcelona eliminou o Real Madrid no "El Clásico" colocando 91.553 pessoas no Camp Nou. Nas semifinais, venceu o Wolfburg, batendo seu próprio recorde de público. A equipe catalã colocou 91.648 torcedores no estádio.

Nomes para ficar de olho

Do lado das Fenottes, vale prestar atenção em Catarina Macario. A atacante, de 22 anos, é brasileira naturalizada norte-americana. Catarina é um dos nomes dessa grande geração do futebol feminino. A atacante tem sete gols e duas assistências nesta Champions.

Já as Catalãs contam com a maior goleadora da atual edição da Liga dos Campeões Feminina e melhor jogadora do mundo na atualidade, Alexia Putellas. A meia-atacante, de 28 anos, faz uma temporada impecável no Barcelona, com 10 gols e duas assistências.

Arbitragem

O grande confronto contará com uma dupla portuguesa no VAR. Thiago Martins (VAR) e João Pinheiro (AVAR) foram os escolhidos e Lina Lehtovaara apitará a partida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais