Notícias

Covid-19: Santa Casa de São Paulo atinge 100% de ocupação de leitos de UTI

Datena

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O repórter Juliano Dip gravava uma reportagem para o Brasil Urgente, na manhã desta quarta-feira (9), no setor de terapia intensiva da Santa Casa de São Paulo, quando recebeu a informação de que a unidade havia atingido 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

A taxa de ocupação vinha caindo nos últimos meses, mas voltou a crescer em novembro. Devido a esse aumento, a Santa Casa informou a reportagem que decidiu adiar cirurgias eletivas e pretende liberar mais 20 leitos de UTI para pacientes com covid-19 até semana que vem.

De acordo com o boletim desta terça-feira (8) da Prefeitura de São Paulo, a taxa de ocupação das UTIs está em 57% na capital. Já os leitos de enfermaria registram 62% de ocupação. O documento registra ainda um total de 426.439 casos confirmados de covid-19 e 14.755 mortes até o momento.

Rogério Peccini, diretor da instituição, declarou ao Brasil Urgente que, de setembro ao começo de novembro, os prontos-socorros da rede privada registraram aumento de 400% na procura por pacientes com sintomas da doença. Especificamente na Santa Casa, o crescimento foi de 136%. "Do meio de novembro para cá, esses pacientes foram ficando progressivamente mais graves com indicação de internação e terapia intensiva. Provavelmente houve um relaxamento na população e maior disseminação do vírus."

Nesta manhã, o infectologista Marcos Boulos, membro do Centro de Contingenciamento do Coronavírus em São Paulo, disse à Rádio Bandeirantes que ele e os colegas do grupo recomendaram ao governo do estado que determinasse o fechamento de bares e restaurantes durante as comemorações de Natal e fim de ano como tentativa de frear o crescimento dos contágios.

"Há 4 semanas percebemos que a curva de contaminação, que descia muito lentamente, começou a subir. O primeiro alerta veio com os hospitais privados registrando aumento em internações. E isso não reduziu, continuou aumentando. O alerta foi feito. As sugestões foram feitas, o governo disse que implementaria. Só que as medidas não foram tão rigorosas como a gente gostaria. Há resistência social e atraso de medidas governamentais no país todo", disse Boulos.

IMAGENS DA SANTA CASA AQUI:

https://youtu.be/FAVwpPo1sYA
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.