Acidentes com carros automáticos foram destaques no Boa Tarde, São Paulo, e os casos preocupam pessoas que, mesmo habilitadas, estão procurando novamente autoescola para fazer aulas específicas de direção automática.
Na última quarta-feira (21), um veículo invadiu uma escola após o motorista confundir os pedais e acelerou contra o portão do local, o que causou a morte de uma criança de quatro anos. Em agosto, outro caso que ganhou repercussão foi do ator mirim Gustavo Corasini e seu amigo, Eduardo Delfino, que morreu ao ser imprensado contra um portão por um motorista que acelerou em vez de frear.
“Eu presto bastante atenção nos pedais para evitar acidentes”, diz Kainan Borges, que procurou uma autoescola para dirigir carros automáticos com mais tranquilidade.
Mesmo que dê conforto no trânsito, é preciso ter cuidado. Conduzir carro automático só tem dois pedais e a dica básica para quem for conduzir esse tipo de veículo é não utilizar a perna esquerda, somente a perna direita tanto no freio quanto no acelerador.
“O principal, quando vai iniciar o movimento, é sempre soltar o freio antes. Ao fazer isso, o carro automaticamente anda sozinho. O acelerador é usado conforme a necessidade que tem no trânsito”, diz o diretor da autoescola Ademir Prada.