Comprou online e não recebeu seu produto? Veja como agir nesses casos

Filho do cartunista Maurício de Souza recebeu um saco de areia no lugar de uma placa de vídeo que comprou pela internet

Por Pedro Pannunzio

Maurício Takeda, filho do cartunista Maurício de Souza, divulgou nas redes sociais que recebeu um saco de areia no lugar de uma placa de vídeo. O caso ligou o sinal de alerta para outros consumidores que fazem compras pela Internet.

Para especialistas em direto do consumidor, é fundamental sempre filmar o momento de abertura do pacote, como prova. Sem isso, em alguns casos, o comprador pode ficar com o prejuízo.

"A falta de um princípio de prova muitas vezes impede que o Judiciário inverta o ônus da prova. Se ele não fizer a filmagem e se peso estiver muito aproximado, fica difícil", explica o advogado Arthur Rollo.

No caso de Maurício, ainda há um agravante. O valor da mesma placa de vídeo, que antes era R$ 14 mil, agora subiu.

“Quando eles pediram esses mais sete dias uteis, o produto acabou aumentando o valor. Então mesmo se eu pedisse reembolso, eu não conseguiria comprar a mesma placa de vídeo”, disse Maurício.

E o código de defesa do consumidor garante a entrega de um novo produto.

Não resolveu o problema nem no atendimento ao cliente da empresa e nem na ouvidora, a recomendação é buscar o Procon. Se nada disso resolver aí é caso de entrar com uma ação judicial. Lembrando que naquelas causas de até 20 salários mínimos é possível entrar no juizado especial cível sem a contratação de advogado.

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