Boa Tarde, São Paulo

Brasil registra primeiro caso da variante XE do coronavírus

Paciente é um homem de 39 anos, que mora na capital paulista

Da Redação, com Boa Tarde São Paulo

O Brasil registrou o primeiro caso de Covid-19 provocada pela subvariante Ômicron XE, potencialmente mais transmissível que outras da mesma cepa. 

O paciente é um homem de 39 anos, que mora na capital paulista. O Instituto Butantan fez a identificação da sublinhagem a partir do sequenciamento genômico.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que “foi notificado nesta quarta-feira (6), pelo Instituto Butantan, da confirmação do primeiro caso da variante XE (recombinante das sublinhagens BA.1 e BA.2 da Ômicron) no Brasil”.

A nota diz que “a pasta mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 e reforça a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus e evitar o avanço de novas variantes no país”.

OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou em relatório publicado nesta semana (veja a íntegra) que a variante XE –híbrida de duas cepas da ômicron, a BA.1 e BA.2-, pode ser mais transmissível dentre as versões já identificadas do coronavírus. 

Detectada pela primeira vez no Reino Unido em 19 de janeiro, a cepa foi batizada de “XE” e pode ser 10% mais fácil de se espalhar em comparação à BA.2, que era considerada mais transmissível que a ômicron original. 

Tópicos relacionados