Boa Tarde, São Paulo

Polícia abre inquérito contra mulher que abandonou mansão em São Paulo

Acusada de escravizar doméstica nos EUA, Margarida Bonetti é alvo de inquérito que investiga abandono de incapaz e maus-tratos a animais em São Paulo

Da redação

A polícia segue em busca de Margarida Bonetti, a dona da casa abandonada em bairro nobre de São Paulo. O imóvel foi deixado em situação insalubre. Até os animais de estimação ficaram para trás.

A Polícia Civil de São Paulo não descarta pedir um mandado de busca e apreensão para entrar na casa. Isso porque há suspeita de crimes: maus-tratos aos cachorros que moravam na casa e/ou abandono de incapaz.

“Já foi instaurado um inquérito policial. Nós estamos apurando, inicialmente, se houve abandono de incapaz porque ela demonstra que tem algum desvio psiquiátrico, mas também há outros indícios como maus-tratos de animais. Há, também, essa situação de perigo eminente em relação aos vizinhos”, disse o delegado Roberto Monteiro em entrevista à Band.

Caso revelado em podcast

A história da mulher e do casarão voltou a ganhar interesse após ser tema do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, do jornalista Chico Felitti, na Folha de S.Paulo.

Margarida Bonetti se mudou para a mansão no começo dos anos 2000 depois de fugir dos EUA porque foi acusada de escravizar uma empregada doméstica, também brasileira. Como o crime foi cometido em outro país, não há nenhuma implicação legal contra ela no Brasil.

Margarida não deve à Justiça

Margarida jamais pagou pelo que fez. O Brasil não expatria os cidadãos, ou seja, a dona da casa abandonada não deve à Justiça brasileira. Também não há contra ela processos ativos nos EUA.

Quem cumpriu a pena foi Renê Bonetti, ex-marido de Margarida, que ficou apenas seis anos preso por escravizar a funcionária brasileira por mais de 20 anos.

“É muito provável que o casal tenha feito um acordo com a Justiça americana para que ele cumprisse a pena, enquanto a mulher voltasse para o Brasil na condição de deportada. Ela não está devendo nada à Justiça americana nem à brasileira”, explicou Maristela Basso, professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP).

Veja imagens de dentro da casa abandonada

O imóvel tem mais ou menos 500 m². São 10 m de largura e 50 m de comprimento. Mesmo com toda história por trás da moradora, o imóvel ainda é avaliado em cerca de R$ 10 milhões por corretores. Veja imagens da mansão no vídeo abaixo.

Tópicos relacionados