Prefeitura de SP planeja expandir faixa azul após aprovação de motociclistas

Número de ocorrência com vítimas na 23 de maio caiu 70% no último trimestre, os dados são desde a implementação, no final de janeiro deste ano

Da redação

A faixa azul exclusiva para motos na Avenida dos Bandeirantes completou um mês e está aprovada pelos motociclistas. Na 23 de maio, foi implementada há nove meses e o projeto da Prefeitura de São Paulo é expandir os quilômetros das faixas exclusivas. 

Na avenida 23 de maio, não houve nenhum acidente com mortes e o número de ocorrência com vítimas caiu 70% no último trimestre, os dados são desde a implementação, no final de janeiro deste ano. No horário de pico é utilizada por cerca de 90% dos motociclistas. 

“A gente não fica mais naquele comboio de ficar costurando os carros. Às vezes está trânsito imenso, mas a gente está ali, seguindo o fluxo, na faixa”, conta o motociclista Francisco Brito Silva para o Boa Tarde, São Paulo

Já na Avenida dos Bandeirantes, que é mais recente, também já é aprovada pelos usuários de motos. “Agora é torcer que seja mais implementado como na Rebouças, nas Marginais“, disse Eliel da Silva Estevão. 

A Prefeitura de São Paulo avalia que para ampliar a faixa azul para outras avenidas é necessário que o projeto, que é piloto, se transforme em uma resolução nacional de trânsito. 

“Por ter uma série de sinalizações, que não estavam previstas nos manuais. Ele ainda é um projeto que está sendo monitorado e acompanhado“, conta o diretor de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego, Luiz Fernando Devico.

O projeto atual prevê a implementação da faixa azul em todo o corredor Norte-Sul na capital, trecho que vai da Ponte das Bandeiras até a Avenida dos Bandeirantes. “Agora o que nós precisamos fazer é esse trabalho educacional com o motorista do automóvel e com o motociclista, para que cada um deles respeitem os limites de velocidade e os cuidados ao transitar entre os veículos”, informou o especialista em segurança de tráfego, Luiz Vicente Mello.

Notícias

Carregar mais