Boa Tarde, São Paulo

Saída da Toyota de São Bernardo do Campo impacta a economia de toda a região

A empresa quer deixar a cidade que vive dias de apreensão devido aos impactos na economia

Por Tiago Prudente

A prefeitura de São Bernardo do Campo e a Toyota discutem alternativas para a saída da montadora da cidade. Funcionários e comerciantes estão preocupados com os impactos dessa decisão, que afeta a economia de toda a região.

O fechamento da fábrica da Toyota afeta mais de 550 trabalhadores diretamente e também toda economia local. A previsão é que a empresa encerre as atividades na sede do abc e leve a produção para o interior de São Paulo até o fim de 2023.

Em 2019, a cidade viveu situação semelhante com o fechamento da Ford. O Naor Martins era funcionário da montadora na época e lembra dos impactos. “Muita gente sofreu, muita gente caiu em depressão! É um efeito dominó” disse.

A Toyota garantiu que vai manter os empregos e auxiliar os trabalhadores para a mudança para as fabricas do interior. E uma comissão foi formada para tentar achar uma alternativa para decisão da empresa. 

O prefeito Orlando Morando, disse que se confirmada a saída da montadora, pretende manter a área onde fica fábrica como uma área industrial de empregos. “Aquele espaço continuará sendo uma área industrial. Por isso do nosso desejo, por isso o nosso trabalho para manter a Toyota em São Bernardo. Mas caso isso não seja possível, manter naquele espaço atividades produtivas com garantias de emprego” finalizou.

Tópicos relacionados