Boa Tarde, São Paulo

SP: obras de ampliação da faixa exclusiva para motos acontecem nesta sexta (19)

Próxima via a receber a intervenção é a Avenida dos Bandeirantes, no trecho que começa no Viaduto Aliomar Baleeiro e vai até a Marginal Pinheiros

Da redação

Depois de quase oito meses da faixa azul, exclusiva para motos, na Avenida 23 de Maio, o projeto será expandido para outras vias da cidade de São Paulo a partir desta sexta-feira (19).

A próxima via a receber a intervenção é a Avenida dos Bandeirantes, no trecho que começa no Viaduto Aliomar Baleeiro e vai até a Marginal Pinheiros.

Na Avenida 23 de Maio, não houve nenhuma morte desde que a faixa exclusiva foi implantada. Agora, na Avenida dos Bandeirantes, o desafio é maior, pois o trecho de 8 km tem vários cruzamentos e semáforos. 

“A prova vai ser a porcentagem de motociclistas que ficará na faixa ou a porcentagem de motociclistas que não ficará”, explicou Paulo Bacaltchuck, especialista em engenharia de tráfego.

No passado, a Avenida Sumaré, na zona Oeste, e a Rua Vergueiro, zona Sul, chegaram a receber motofaixas, mas a iniciativa não teve o mesmo sucesso da atual, logo, foram desativadas em 2013 e 2014.

Para a Avenida dos Bandeirantes, a Companhia de Engrenharia de Tráfego (CET) de São Paulo informou que ponto-chave será a sinalização.  

“Para o motociclista, com relação ao pedestre, semáforo, para os motoristas que vão adentrar a própria via nas transversais, vai existir uma sinalização de advertência, orientação”, disse Luiz Fernando Devico Romano, diretor de Planejamento da CET.

Tópicos relacionados