Boa Tarde, São Paulo

Vídeos mostram carros estacionados em ciclofaixas de vários bairros de São Paulo

Denúncia enviada ao "Band Confere". Prefeitura diz que vai "reforçar a fiscalização"

Da Redação, com Boa Tarde, São Paulo

Em reportagem sugerida por telespectador, a equipe do Boa Tarde, São Paulo confirmou que ciclofaixas viraram estacionamentos de carros em São Paulo.  

A denúncia enviada ao "Band Confere", uma série de vídeos mostra os veículos estacionados em fila nas áreas destinadas à passagem de ciclistas, em diversos horários, de dia e à noite, e em vários pontos da capital paulista.  

"O motorista por si só já desrespeita a sinalização de solo, a sinalização de placa. A gente tem que ir para as faixas de carros e é um risco para a gente", reclama João Binotti, balconista e ciclista.  

O professor Vagner Rodrigues usa a bicicleta para ir ao trabalho diariamente. Ele afirma que com as ciclofaixas já é difícil circular sem surpresas. "É falta de segurança, ciclovias em mau estado", aponta.  

A prefeitura de São Paulo afirmou em nota que vai "reforçar a fiscalização" nos pontos que aparecem nas denúncias enviadas pelos ciclistas.  

Depois da cobrança do Boa Tarde, São Paulo, uma equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego compareceu à Rua Abel Tavares, na zona leste da capital. "Finalmente apareceram", comemorou um dos autores da denúncia.  

Pouco tempo depois, no entanto, um motorista registrou novamente vários veículos estacionados na faixa. 

Estacionar em ciclovia ou ciclofaixa é infração grave, prevista no Código Brasileiro de Trânsito, com multa de R$ 195,00 e desconto de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. 

Tópicos relacionados