Bolsonaro anuncia pedido de recondução de Augusto Aras à PGR

Pela terceira vez seguida, nome mais votado pela ANPR deve ser descartado

Da Redação, com BandNews FM

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou nesta terça-feira (20) que encaminhou ao Senado Federal uma mensagem na qual propõe a recondução do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, ao cargo.

A atual gestão do PGR se encerra em setembro. O Senado vai precisar aprovar a recondução.

“Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras”, registrou Bolsonaro no Twitter.

Aras ocupa a função desde 26 de setembro de 2019, sucedendo Raquel Dodge. Alcides Martins ainda ocupou a PGR interinamente em setembro de 2019, antes da posse de Aras.

Tradicionalmente, o procurador-geral da República é indicado pela ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República), que vota três nomes entre sugestões do Ministério Público. O nome mais votado é indicado e costuma ser oficializado pela Presidência da República.

Desde 2017, no entanto, a escolha da ANPR não tem sido oficializada. Em 2017, Michel Temer (MDB) nomeou Raquel Dodge, segunda mais votada pela associação – na época, a PGR escolhida foi a segunda da eleição, atrás de Nicolao Dino.

Em 2019, Augusto Aras nem sequer figurou na lista tríplice – Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blaul Dallouol foram respectivamente os três mais votados. Em 2021, foram Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais