Notícias

Bolsonaro confirma André Mendonça ao STF

Indicação precisa ser sabatinada pelo Senado Federal; não há uma data definida

Rádio BandNews FM

Advogado-geral da União, André Mendonça
Advogado-geral da União, André Mendonça
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira (12) que o nome do atual advogado-geral da União, André Mendonça, como indicado à vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal.

O anúncio foi feito pelo próprio Bolsonaro depois que ele se reuniu com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux.

André Mendonça nasceu em Santos, Litoral de São Paulo, tem especialização em direito público pela Universidade de Brasília, além de mestrado e doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ele trabalhou como professor do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e está na AGU desde o ano 2000.

Foi indicado ao cargo de advogado-geral da União quando Bolsonaro tomou posse, em 2019, e também foi ministro da Justiça e Segurança Pública em 2020, retornando ao comando da AGU em março deste ano.

Além de bacharel em direito, Mendonça também é formado em teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, Paraná, e atua como pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil, em Brasília.

Bolsonaro havia sinalizado anteriormente que indicaria para a vaga na Suprema corte  alguém "terrivelmente evangélico".

Após a reunião, Bolsonaro rebateu que a indicação possa atrapalhar o chamado "estado laico", e que o público evangélico merece uma pessoa como André Mendonça.

Agora, a indicação precisa ser sabatinada pelo Senado Federal, o que ainda não tem uma data definida.

Ele será aprovado caso tenha a maioria simples dos votos dos 27 senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais