Notícias

Bolsonaro confirma presença em embaixada húngara: "direito de ir e vir"

Jornal americano The New York Times divulgou vídeos do ex-presidente na embaixada da Hungria durante o Carnaval deste ano

Da redação, com Túlio Amâncio

Bolsonaro na embaixada da Hungria
Bolsonaro na embaixada da Hungria
Reprodução/NYT

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que esteve na embaixada da Hungria em fevereiro deste ano. Em contato por telefone com o repórter Túlio Amâncio, da Band, ele reforçou ter o "direito de ir e vir" e afirmou que mantém relação com países de afinidade ideológica.

Defesa de Bolsonaro se posiciona

O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.

Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.

Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.

Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news.

Entenda

O jornal americano New York Times divulgou nesta segunda-feira (25) vídeos do ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada de Hungria durante o último carnaval. A data coincide com a operação da PF que apreendeu o passaporte do ex-presidente. O presidente teria ficado duas noites da embaixada. A reportagem do jornal americano sugere que a estadia do ex-presidente na embaixada seria uma maneira de não ser preso. 

Ainda segundo o NY Times, a ida dele para a embaixada seria por um apoio do líder de direta húngaro Viktor Orban. Segundo o fontes do jornal americano, os funcionários brasileiros não estavam na embaixada por conta do carnaval. 

No dia 8 de fevereiro a Polícia Federal deflagrou a Operação Tempus Veritatis para apurar uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente Jair Bolsonaro no poder.

O que aponta a investigação

Nesta fase, as apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.

O que mostram as imagens do NY times

As imagens mostram Bolsonaro aguardando do lado de fora da embaixada no dia 12/02/2024. O ex-presidente entra a pé na embaixada seguido por seu carro. Nas imagens é possível ver que o ex-presidente é recebido pelo embaixador húngaro ainda no dia 12/02/2024. O staff da embaixada, junto com o embaixador, então recebe e conversa com o presidente que entra no elevador. 

Já no andar de cima do prédio, o staff da embaixada aparece carregando roupa de cama para o local indicado como quarto de hospedes da unidade. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais