Notícias

"Bolsonaro, quando é que você vai parar de brincar e governar o país?", pergunta Lula

Para ex-presidente, atual mandatário do país precisa ouvir os especialistas e governar de verdade

Da Redação, com BandNews FM

Lula disse que Jair Bolsonaro precisa assumir a postura de presidente
Lula disse que Jair Bolsonaro precisa assumir a postura de presidente
Folhapress

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 1º, durante entrevista na BandNews FM que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) precisa ouvir os especialistas e começar a governar o Brasil de verdade. 

“Eu queria expressar a minha solidariedade aos 12 milhões de casos no Brasil e os 320 mil mortos. Somente ontem [quarta], morreram quase 4 mil pessoas. Queria expressar minha solidariedade às famílias dos mortos e ao pessoal da saúde. Nós estamos vivendo um genocídio praticado pela irresponsabilidade de um único homem. Que brinca com a saúde, que inventa remédio”, lamentou Lula. 

Nós estamos vivendo um genocídio praticado pela irresponsabilidade de um único homem. Que brinca com a saúde, que inventa remédio

“Queria aproveitar a Bandeirantes para mandar um recado: Bolsonaro, quando é que você vai assumir a responsabilidade, parar de brincar e governar o país? Fecha a boca Bolsonaro. Deixa os médicos falar por você. Da mesma forma que você não sabe falar sobre economia, não fale sobre saúde. Deixa o pessoal do SUS, deixa o seu ministro falar, os governadores, os prefeitos”, pediu. 

Bolsonaro, quando é que você vai assumir a responsabilidade, parar de brincar e governar o país? Fecha a boca Bolsonaro

Lula também criticou o afastamento do governo Bolsonaro do cenário geopolítico internacional. “Lamentavelmente, a gente tem um presidente que não consegue conversar com outros presidentes. Ele jogou todas as fichas no [Donald] Trump. Ele colocou um Ministro das Relações Exteriores, que eu nunca vi ninguém mais bruto, mais ignorante e menos diplomático”, disse.  

“Ele tirou o cara [Ernesto Araújo] e colocou alguém que nunca foi embaixador [Carlos Alberto França]. Esse cara não tem cacife para ser ministro de um país do tamanho do Brasil. Ele poderia ter escolhido um embaixador conservador, um embaixador liberal, mas escolheu alguém só porque é próximo da família Bolsonaro”, afirmou. 

Ele tirou o cara [Ernesto Araújo] e colocou alguém que nunca foi embaixador [Carlos Alberto França]. Esse cara não tem cacife para ser ministro de um país do tamanho do Brasil

Lula também relembrou que é preciso uma união das principais economias do mundo para combater a crise. “Na CNN, eu mandei um recado para o Biden [presidente dos EUA]. Eu falei: ‘Você tem a obrigação de convocar o G-20 para discutir a crise da Covid-19'. Eu dei uma entrevista para o Le Monde e falei a mesma coisa para o Macron [presidente da França]. Dei uma entrevista para a Der Spiegel, na Alemanha, e falei também para a Angela Merkel. E depois dei entrevista para a China e falei para o Xi Jiping”, disse. 

“Esta crise é uma guerra da natureza contra a humanidade. É uma guerra que espalhou pelo planeta inteiro. Não tem país rico, país pobre. A única solução para ela é a vacina. E a gente ainda não sabe se a vacina serve para todas as cepas”, finalizou. 

Esta crise é uma guerra da natureza contra a humanidade. É uma guerra que espalhou pelo planeta inteiro. Não tem país rico, país pobre. A única solução para ela é a vacina

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 1º, do programa O É da Coisa, da BandNews FM, e foi entrevistado pelo jornalista Reinaldo Azevedo. 

Mais notícias

Carregar mais