Notícias

Queiroga estuda rebaixar covid-19 para endemia no Brasil, diz Bolsonaro

Uma endemia é declarada quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela

Da Redação, com BandNews FM

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse, nesta quinta-feira (03), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda a possibilidade de rebaixar o surto de covid-19 para endemia.

Atualmente, a covid é tratada como uma pandemia, que significa a disseminação mundial de uma doença. Em entrevista, hoje, Queiroga disse que existe a possibilidade devido à queda na contaminação, hospitalização e mortes. 

“Estamos trabalhando para passar uma posição bem tranquila para a população brasileira. Nós temos um cenário epidemiológico bem mais controlado. Conforme prevíamos, os casos estão caindo, e a média móvel de óbitos caindo também. O sistema de saúde suportou bem a pressão da ômicron, enquanto a campanha de vacinação no Brasil é um orgulho de todos os brasileiros”, enfatizou o ministro. 

Conceitualmente, uma endemia é declarada quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos, e a população convive com ela. Na prática, a mudança de status da covid-19, no Brasil, significaria um relaxamento das medidas restritivas.

Perguntado sobre prazos para a mudança do caráter pandêmico para endemia, o ministro disse que não há “uma hora, um dia”, mas que, após as análises técnicas, o governo se posicionará. 

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda considera a covid-19 uma pandemia. A organização alertou, nas últimas semanas, que é cedo demais para rebaixar o status da crise sanitária para endemia.

Segundo a OMS, a ciência ainda tem muito a descobrir a respeito da covid-19 e a variante ômicron segue sendo uma preocupação, especialmente no continente europeu.  

Além disso, representantes da entidade destacaram que grande parte da população mundial continua vulnerável ao vírus em razão da falta de vacinas para algumas partes do mundo.

Vacinação

Governos de alguns países europeus já tratam a crise sanitária provocada pela covid-19 como uma endemia, e não mais como uma pandemia.

Em todos os casos, as autoridades justificam a medida a partir dos números da vacinação.

Na Espanha, um dos países a mudar o status para endemia, 82% da população está totalmente imunizada e 36% com dose de reforço.  

No Reino Unido, que prometeu liderar o movimento mundial de saída da pandemia para endemia, a taxa de vacinação é de 70% com esquema completo e 53% com dose de reforço.

Completam a lista de países a Dinamarca, com 81% da população totalmente imunizada e 62% com reforço, e França, com 77% das pessoas com esquema vacinal completo e 53% com doses de reforço em dia.

Já aqui no Brasil, 73% dos habitantes tomaram as duas doses da vacina e 30% receberam doses de reforço.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais