Aspirina pode apresentar melhora no tratamento contra o câncer, aponta pesquisa

Estudo mostra que medicamento pode bloquear a ação das plaquetas e contribuir para que células T façam o combate às partículas cancerígenas

Por Felipe Kieling

Uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com dados de outro estudo realizado há 10 anos, mostrou que pessoas que tomavam aspirina tiveram uma resposta melhor em tratamentos contra o câncer, especialmente nos casos de metástase, em que a doença já se espalhou para outros órgãos. 

Isso acontece porque as células T, que são responsáveis por proteger e combater os patógenos que são ruins ao nosso organismo, podem ser suprimidas pela ação das plaquetas, que são importantes para estancar o sangue. 

Sendo assim, a aspirina pode acabar bloqueando a ação das plaquetas, o que permite que as células T consigam agir no combate às células cancerígenas. 

Mas embora haja indícios de que a aspirina possa ser usada no tratamento contra o câncer, os cientistas alertam que não é para as pessoas irem às farmácias e saírem tomando o medicamento, uma vez que mais pesquisas precisam ser feitas para que seja confirmado o real benefício, além de existirem efeitos colaterais. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais