Bora Brasil

24 pessoas morreram vítimas da chuva em Minas Gerais

Ao todo 341 cidades estão em situação de emergência, mas a boa notícia é que a previsão do tempo para o final de semana não prevê chuva

Por Renato Paim

Mais cinco mortes em decorrência das chuvas foram confirmadas em Minas Gerais e o número de óbitos subiu de 19 para 24 causado pelos temporais. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (12) pela Defesa Civil de Minas. 

O órgão também aponta que 196 cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa chuva. Agora, são 341 municípios nesta situação. Os números mais atualizados pela Polícia Militar Rodoviária apontam que ainda há cerca de 90 pontos de interdição parcial nas rodovias mineiras e 43 trechos de bloqueio total.

Previsão do tempo

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) já está desconfigurada e as áreas de instabilidade enfraquecem sobre Minas Gerais nos próximos dias. A partir desta quinta-feira (13), o sol volta forte sobre o estado, embora haja previsão de pancadas de chuva, e o fim de semana será quase sem chuva. 

Depois de tanta chuva, a volta do sol forte vai ajudar a secar o solo e facilitar o atendimento para a população que foi atingida pelas enchentes. A região do Vale do Jequitinhonha já tem sol o dia todo, mas as outras regiões de Minas Gerais ainda terão pancadas de chuva nesta quarta-feira, mas com a presença do sol em algumas horas. 

Há risco de temporais no o centro-oeste e sul de Minas Gerais, incluindo cidades da Zona da Mata e do Sul Mineiro. A Grande Belo Horizonte pode ter pancadas moderadas a fortes. As áreas de instabilidade enfraquecem mais na quinta-feira e a nebulosidade diminui sobre Minas Gerais. 

O sol aparece forte por várias horas, mas algumas pancadas de chuva de curta duração ainda podem ocorrer, inclusive sobre a Grande Belo Horizonte. O sol predomina no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha. 

Na sexta-feira (14) e no fim de semana, o tempo seco, sem chuva, e o sol forte devem predominar sobre quase todas as regiões mineiras. A Grande Belo Horizonte também vai passar o fim de semana com sol. Ainda há previsão de chuva em alguns locais do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira. 

Banner Whatsapp

Mais notícias

Carregar mais