Um levantamento exclusivo da Rádio Bandeirantes apontou que 65% das unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo não possuem auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Em números, 303 UBSs das 469 não possuem esse laudo, que é obrigatório por lei.
Em nota, a Prefeitura afirmou que já iniciou um processo de licitação para realizar as adequações necessárias e aí conseguir o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros nessas 303 UBSs. Porém, ainda de acordo com a Prefeitura, esse processo deve durar cerca de 2 anos.
“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a pasta abriu processo licitatório para realizar as adequações necessárias para implantar o Sistema de Combate a Incêndio nas unidades que necessitam de obtenção de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A SMS reforça que trabalha para cumprir as devidas adaptações sempre quando ocorre alguma modificação nas normas técnicas. O prazo para a obtenção do AVCB nas unidades de saúde é de 24 meses contados a partir da data da contratação da ata de registro de preços”, diz a nota.
As UBSs já existem no município há mais de 40 anos e, até agora, essa importante medida de segurança não foi regularizada, mesmo após um grande incêndio que atingiu uma unidade na zona norte em 2020.