Alerta de terremoto não partiu de nenhum órgão oficial de SP, explica Defesa Civil

Notificação foi lançada pelo sistema do Google, que deve apurar o caso para identificar a possibilidade de erro ou golpe

Por Da redação

O Tenente Maxwel Souza, porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, confirmou ao Bora Brasil que o alerta de terremoto recebido por moradores de São Paulo e Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (14) não partiu de nenhum órgão oficial do estado. “Não há com o que se preocupar”, garantiu.

O suposto alerta, enviado por volta das 2h para celulares com sistema operacional Android, falava sobre a ocorrência de um terremoto em Ubatuba, no litoral paulista, com magnitude de até 5.5. Na notificação, havia também orientações de segurança, como usar sapatos, verificar o gás e evitar construções danificadas.

A notificação foi lançada pelo sistema do Google, que deve apurar o caso para identificar a possibilidade de erro ou golpe.

“Esse alerta não foi enviado pela Defesa Civil de São Paulo. Estou no Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), de onde disparamos alertas a população sobre eventos extremos, chuvas extremas, calor extremo, frio extremo (...). Também entramos em contato com o Centro de Sismologia da USP após essa mensagem e eles checaram todos equipamentos disponíveis. Não há nenhum tipo de registro de abalo sísmico”, afirmou o Tenente Maxwel.

Precisamos deixar claro que isso não partiu de nenhuma agência de emergência de São Paulo.

O porta-voz da Defesa Civil reforçou que o Brasil tem uma condição “privilegiada” por estar localizado em cima de placas tectônicas, e não em uma área de encontro de placas, o que provoca os grandes terremotos em outros países.

“O que temos historicamente é o reflexo de tremores de outros lugares, como aconteceu no Chile, no ano passado, e causou reflexos pequenos em São Paulo. Mas nada de magnitude 5.5 (...). Não há com o que se preocupar. O que há em São Paulo é chuva, e tem alerta para hoje no período da tarde de novo.”

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais