Bora Brasil

Brasil passa a vender melatonina em farmácias

A autorização foi tomada depois um estudo conduzido pela própria Anvisa, após pressão de representantes e consumidores que precisam tomar a substância

Nathália Pase e Lucas Jozino, no Bora Brasil

A melatonina, hormônio que induz o sono, começou a ser vendida no Brasil, depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso da substância como suplemento alimentar. 

A autorização foi tomada depois um estudo conduzido pela própria Anvisa, após pressão de representantes e consumidores que precisam tomar a substância para conseguir melhorar a qualidade de vida e do sono. Agora a melatonina pode estar presente em quantidades baixas e consumida como suplemento.

Antes, a substância só era vendida em farmácias de manipulação com receita e agora o suplemento pode estar disponível nas demais farmácias para consumo da população. 

O que é melatonina? 

O hormônio é produzido naturalmente pelo cérebro humano e encontrado em pequenas quantidades em alimentos. Ele ajuda no "relógio biológico" e no funcionamento do metabolismo, estando relacionado com o gasto calórico diário e, consequentemente, o controle do peso.

Indicação de uso

A melatonina é indicada para quem tem problemas de sono e dificuldades para dormir. As pessoas precisam procurar um médico porque há contraindicações. Ela é indicada para pessoas com mais de 60 anos, que possuem uma produção menor da substância no organismo. 

Só nesta semana, uma fabricante já distribuiu cerca de 85 mil frascos para mais de quatro mil farmácias em todo o Brasil. Cada frasco tem um preço médio entre R$ 40 e R$ 50. Uma caixa tem 120 comprimidos. 

Banner Whatsapp

Mais notícias

Carregar mais