O Brasil ultrapassou a marca de 1,8 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (18), o país registrou 1.889.206 casos nas primeiras 11 semanas deste ano, uma taxa inédita.
O Distrito Federal segue com a maior incidência de casos por número de habitantes, mas Minas Gerais é o estado com maior número da doença.
Além disso, Minas já registrou 100 mortes por dengue neste ano. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde, outras 372 mortes estão sob investigação.
O estado lidera o número de casos prováveis no país, com cerca de um terço do total. Minas Gerais registrou 629.268 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 232.789 casos foram confirmados para a doença.
Segundo o Ministério da Saúde, 561 mortes foram causadas por dengue este ano e 1.020 ainda são investigadas.
O governo federal estima que cerca de 75% dos focos de Aedes Aegypti estejam nas casas dos brasileiros: sacos de lixo, vasos de planta, calhas e pneus com água parada.
A vacinação contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). Responsáveis pelos adolescentes devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação.