Nos últimos dias, não foi só a temperatura que aumentou. O consumo de energia também. A onda de calor e o verão, que começou nesta quinta-feira (21), fez o brasileiro bater recorde no uso da eletricidade: foram 100,9 mil megawatts registrados simultaneamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Com isso, a conta de luz também deve disparar. Mas é possível economizar na tarifa com dicas simples. Marco Souto, especialista em eficiência energética, pontua que do mais básico, como trocar lâmpadas incandescentes pelas de LED, até desligar aparelhos que estão em ‘stand-by’, pode ajudar na economia.
Sobre os chuveiros, ele pontua que não é para colocar na função quente e abrir bastante a torneira. “O ideal é deixar na função verão ou escolher o chuveiro eletrônico, em que é possível regular a temperatura e também limpar os buracos do aparelho para não reter água”, pontua.
A geladeira também pode ajudar a economizar na conta de luz. “A manutenção correta faz diferença, porque se a borracha estiver gasta, ela vai deixar o ar gelado escapar”, avalia.