O temporal que atingiu a Grande São Paulo entre a tarde e a noite desta terça-feira (18) afetou a circulação dos trens da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e deixou ruas de Franco da Rocha alagadas.
Imagens enviadas à Band mostram a cidade de Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, com ruas alagadas por volta da 00h. Uma equipe do Bora Brasil se deslocou para a região e registrou vias que permanecem parcialmente submersas.
Por conta de um alagamento na via da Linha 7-Rubi, a circulação dos trens chegou a ser interrompida entre as estações Caieiras e Francisco Morato e foi necessário acionar a operação Paese, mas, segundo o site CPTM, a operação já foi normalizada. Porém, nas redes sociais informam que a velocidade segue reduzida.
Entre Caieiras e Rio Grande da Serra, o Serviço 710 – que permite a viagem entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência no Brás – registra intervalos médios entre as composições de 6 minutos. Entre Francisco Morato e Caieiras os intervalos médios são de 12 minutos e entre Jundiaí e Francisco Morato, trecho de menor demanda, são de 24 minutos.
Segundo a prefeitura de Franco da Rocha, choveu, ao longo das últimas 24 horas, cerca de 90 milímetros. A Defesa Civil da cidade recebeu um chamado ao longo da madrugada referente a risco de deslizamento, mas sem maior gravidade ou vítimas.
“A limpeza e desobstrução das vias terá início assim que as águas baixarem. Estão em andamento as obras de dois piscinões na bacia do Ribeirão Eusébio, que devem amenizar o impacto das chuvas nos alagamentos no centro da cidade. As obras estão sendo executadas pelo DAEE. Um terceiro piscinão está em fase final de licitação e tem início de obras programado para este ano ainda”, informou a prefeitura.