A prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, decretou na noite desta quinta-feira (2) estado de calamidade pública na cidade. O instrumento classifica o desastre como de grande intensidade, levando em consideração os parâmetros estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.
Na prática, o decreto - baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual - autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.
A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira (6). Solicitações emergenciais devem ser feitas por meio do telefone 199, ou junto ao Corpo de Bombeiros (193).
Na noite de quarta (1º), o governo estadual decretou estado de calamidade pública, com reconhecimento do governo federal nesta quinta-feira (2).
As chuvas no Rio Grande do Sul deixaram ao menos 29 mortos e 60 estão desaparecidos. 154 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados por enchentes e deslizamentos decorrentes das tempestades.
Acolhimento
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 304 pessoas acolhidas nos abrigos temporários. Destas, 238 estão no Pepsi On Stage - local que concentra, especialmente, a população da região das Ilhas. O Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, recebe 46 pessoas, enquanto o Clube dos Correios, na Ponta Grossa, atende 20.
Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira (3). Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.
Doações
A prefeitura recebe doações de itens de cama (colchões e lençóis de solteiro, fronhas), roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho), água, copos plásticos e pacotes de ração para cães e gatos. Os itens podem ser entregues em, ao menos, oito locais da cidade. Os endereços podem ser conferidos no link.