Subiu para 41 o número de mortos em decorrência do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado na manhã desta quinta-feira (7). Uma morte também foi registrada em Santa Catarina, totalizando 42 mortes.
Segundo o novo balanço divulgado pela Defesa Civil, pelo menos 46 pessoas estão desaparecidas nas cidades de Muçum, Lajeado e Arroio do Meio. Ao todo, 85 municípios foram atingidos pelo ciclone com 3.046 desabrigados, 7.781 desalojados e mais de 135 mil pessoas afetadas.
Pelo menos 3.130 pessoas foram resgatadas por equipes de resgate que atuam na região. Desse total, 73 pessoas ficaram feridas.
O governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública e cancelou os desfiles da Independência no estado. O gestor também destacou o empenho dos gaúchos na redução dos danos, além da atuação do governo para reerguer as comunidades mais atingidas.
O governo federal reconheceu nesta quinta-feira (7) o estado de calamidade pública em 79 municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela passagem de um ciclone extratropical. A portaria, assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.
Com o reconhecimento da situação de calamidade pública, as 79 cidades poderão solicitar envio de recursos para assistência à população, reconstrução de infraestrutura, entre outros.
Veja a quantidade de mortes por cidade:
- Passo Fundo: 1
- Mato Castelhano: 1
- Ibiraiaras: 2
- Lajeado: 3
- Estrela: 2
- Encantado: 1
- Muçum: 16
- Roca Sales: 9
- Imigrantes: 1
- Santa Tereza: 1
- Cruzeiro do Sul: 4