Uma colisão entre um ônibus e um trem deixou pelo menos 19 pessoas feridas no Rio de Janeiro. O acidente aconteceu às 4h30 da manhã desta terça-feira (18), próximo à estação Japeri. Das vítimas, 9 foram atendidas pelo Samu e encaminhadas para a policlínica de Japeri. Outras 4 foram atendidas pelos bombeiros e encaminhadas para unidades de saúde da região. Todos tiveram ferimentos leves.
Segundo nota da SuperVia, o coletivo avançou o sinal vermelho e bateu no trem. "Um ônibus avançou um sinal e colidiu com um trem em uma passagem de nível regular (com sinalizador e sinais sonoros e visuais funcionando) nas proximidades da estação Japeri."
Ainda em nota, a empresa explicou que, por conta do peso e da velocidade dos trens, os veículos não conseguem parar imediatamente.
“A concessionária reforça, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem. A uma velocidade de 80km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente”, disse.
A Transportes Blanco, empresa do ônibus envolvido no acidente, informou que colabora com a investigação da polícia que indicará as causas do acidente. A empresa também abriu um procedimento interno para apurar a conduta do seu motorista, uma vez que mantém treinamentos regulares a seus profissionais.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) abriu boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias do acidente. “Uma equipe de fiscalização foi para o local do abalroamento. Meios, sistemas e equipamentos serão analisados pelos técnicos da agência reguladora, como o funcionamento da sinalização luminosa e sonora”, disse em nota.