Conheça a Croa do Goré, paraíso escondido em Aracaju

Esse paraíso só fica disponível por, em média, seis horas por dia. Isso porque quando a maré sobe, a Croa do Goré fica submersa

Kaio Ramon

E nesse calorzão que promete este verão, vamos conhecer onde fica o banho mais gostoso de Aracaju e ele está bem próximo à Orla da Atalaia. 

Desembarcando no aeroporto internacional de Santa Maria, em Aracaju, o nosso ponto de parada fica há aproximadamente 17km rodando 20 minutinhos pela Rodovia dos Náufragos, beirando as praias, você chegará à Orla Pôr do Sol, na praia do Mosqueiro. Já na Orla do pôr do sol a travessia fica por conta dos catamarãs ou lanchas particulares.

E enquanto navegamos o caminho das águas é pelo rio Vaza Barris. De um lado da margem, mansões de veraneio. Do outro, vegetação a perder de vista. O mangue é o paraíso de espécies como o aratu, crustáceo da família do caranguejo.

E em poucos minutos eis que surge a parada no meio do rio. As palhoças bem rústicas em um banco de areia que só aparece na maré baixa, anunciam que não é preciso mais nada para um mergulho bom mergulho. 

Croa do Goré é uma praia do litoral de Sergipe. Croa é uma redução da palavra coroa, aquela crosta de terra mais alta, que forma quase uma ilhazinha, e Goré é o nome do dono da ilhota. 

Além de desfrutar desse pedacinho do paraíso, os visitantes podem conhecer bem de perto os moradores do lugar. O mais famoso deles é o "Goré", um pequeno crustáceo que dá nome ao banco de areia, chamado de Croa do Goré. 

O bichinho é ágil e faz tocas em todos os cantos. O Goré é o guia dos pescadores. Quando sinaliza com a patinha, é maré alta chegando e hora de se preparar para deixar a Croa.

Esse paraíso só fica disponível por, em média, seis horas por dia. Isso porque quando a maré sobe, a Croa do Goré fica submersa. Por isso, a ordem é aproveitar cada segundo dessas águas mornas e tranquilas.

E com as águas rasinhas e sem ondas, além de aproveitar e tomar um delicioso banho, o visitante também pode experimentar um esporte diferente. E quem se aventurar leva para casa mais uma experiência e histórias para contar. O passeio termina no fim do dia na orla pôr do sol. É possível caminhar e contemplar a paisagem.

Mais notícias

Carregar mais