O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse nesta terça-feira (18) que uma decisão sobre “guerra total” contra o Hezbollah está próxima após a divulgação de imagens aéreas de um drone de vigilância sobre a cidade de Haifa, no norte do país, que mostram áreas militares e civis.
"Estamos muito próximos do momento em que decidiremos mudar as regras do jogo contra o Hezbollah e o Líbano. Em uma guerra total, o Hezbollah será destruído e o Líbano será duramente atingido", escreveu Katz em publicação na plataforma X, antigo Twitter.
Segundo a agência de notícias Reuters, os militares de Israel disseram depois que "os planos operacionais para uma ofensiva no Líbano foram aprovados e validados, e foram tomadas decisões sobre a continuação do aumento da prontidão das tropas no campo".
O chanceler israelense também afirmou que o país pagaria um alto preço, mas “com uma nação forte e unida, e com o poder total das Forças de Defesa”, Israel deve restaurar a segurança aos residentes do norte.
O Hezbollah pontuou que não interromperá os ataques a menos que haja um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Na semana passada, o Hezbollah lançou centenas de drones e foguetes, incluindo mais de 200 em um único dia, e os militares israelenses atacaram alvos do grupo libanês em troca.