A fabricação de um dos carros mais populares no Brasil está sendo comemorada nesta sexta-feira (20). O Dia Nacional do Fusca é celebrado nesta data devido à primeira fabricação do automóvel na fábrica de São Bernardo do Campo, em 1959.
No Brasil, foram produzidos mais de três milhões de unidades do fusca. No Rio de Janeiro, um encontro reúne apaixonados pelo veículo e até uma ‘fusqueata’ irá ocorrer no evento.
Lançado em 1935 na Alemanha para ser econômico e popular, o fusca só foi produzido no Brasil 24 anos depois, inaugurando a indústria automobilística nacional de grande volume. A produção foi até 1986, quando o carro perdeu clientes para outros rivais mais modernos.
Mas em 1993, com a Lei do Carro Popular, Itamar Franco, presidente da República na época, pediu para a Volkswagen voltar a produzi-lo. Atendendo aos pedidos, os modelos foram feitos até 1996. A terceira geração dos fuscas começou em 1997, mas teve a produção até 2011, quando foi relançada e produzida até 2020, sendo descontinuada pela baixa nas vendas.