Estação é religada, e água deve voltar para 150 mil pessoas em Porto Alegre

Estação de tratamento Moinhos de Vento estava inoperante desde o dia 4 de maio

Bruna Magalhães

A Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi religada nesta quarta-feira (15). Ela estava inoperante desde o dia 4 de maio, quando um dos motores queimou.  

Segundo informações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com o religamento, cerca de 150 mil pessoas que estavam sem abastecimento em 21 bairros voltarão a ter água. A estação atende ainda 7 hospitais da região.  

O sistema funciona da seguinte maneira: a água chega do Guaíba, é decantada em seguida e, por fim, recebe o tratamento para que seja distribuída.  

Embora ainda preocupe por estar muito acima da cota de inundação, em meio às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, o nível do Guaíba está em declínio. Nesta quarta (15), marcava 5,15 metros por volta das 18h; nesta quinta (16), atingiu 4,97.

Chuva deve voltar

Depois de dois dias de tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul, a chuva deve voltar ao estado nesta quinta-feira (16).  

Uma área de baixa pressão empurra a umidade da Amazônia em direção ao sul do país, incluindo Porto Alegre, Vale do Taquari e outras áreas inundadas pelas recentes enchentes. Há risco de temporais no norte do estado e no sul de Santa Catarina, e as temperaturas continuam baixas.  

  • Porto Alegre: mínima de 8°C e máxima de 14°C
  • Santa Maria: mínima de 6°C e máxima de 12°C
  • Lajeado: mínima de 9°C e máxima de 15°C
  • São José dos Ausentes: mínima de 4°C e máxima de 15°C
  • Uruguaiana: mínima de 9°C e máxima de 14°C
  • Passo Fundo: mínima de 10°C e máxima de 19°C

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais