Gasolina a 40 centavos o litro gera fila gigantesca em São Paulo

Ação de conscientização visa mostrar os responsáveis pelos sucessivos aumentos

Da Redação, com Bora Brasil

Com as sucessivas altas nos preços, a oferta de gasolina a R$ 0,40 centavos o litro se tornou uma oferta imperdível para motoristas, principalmente para os que dependem do carro para trabalhar no dia a dia.

A Associação Brasileiras dos Revendedores de Combustíveis Independentes foi quem organizou a ação. O valor de 0,40 centavos representa a média do lucro dos postos de gasolina para cada litro vendido. 

“A gente fez essa ação de conscientização da população, para entender que os donos de postos de gasolina não tem nada a ver com esses aumentos, e apontar os verdadeiros culpados pelos aumentos constantes”,  explica Eduardo Lima de Souza, representante dos motoristas de aplicativo.

O preço da gasolina na bomba é determinado por alguns fatores, sendo estes: 33,34% é pelo custo da operação da Petrobras nas refinarias; 27,7% corresponde ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); 11,3% são Impostos Federais; 16,9% o custo do etanol e 10,7% a distribuição e revenda.  

Os fatores que pressionam a atual alta são a cotação do barril de petróleo e o dólar.

Paulo Feldmann, professor de economia da USP,  aponta que a privatização da BR Distribuidora também foi um fator para aumentar os custos do transporte do combustível. “O país precise entender por que a distribuição ficou tão cara." 

Mais notícias

Carregar mais