Notícias

Homem tenta salvar vítima de enchente, mas leva choque e desaparece em enxurrada

Tragédia aconteceu em Pernambuco em meio a fortes chuvas que voltaram a castigar o Nordeste

Da redação 04/07/2022 • 08:49 - Atualizado em 04/07/2022 • 10:38

Os temporais voltaram a causar transtornos no Nordeste. Na cidade de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco, um homem que tentava salvar outra pessoa de uma enchente desapareceu ao ser levado pela enxurrada. O jovem foi alvo de uma descarga elétrica.

O homem foi identificado como Alex Fernando da Silva, de 20 anos, funcionário da prefeitura. Segundo testemunhas, o jovem ajudava as vítimas da cheia, quando ouviu um grito de socorro do outro lado do rio.

Mesmo com a força da correnteza, Alex decidiu fazer a travessia, mas se desequilibrou ao levar choque em um poste de luz. O caso aconteceu na noite do último sábado (2).

Região castigada

Por conta dos estragos causados pela chuva, a cidade decretou estado de emergência. A prefeitura calcula 1,4 mil pessoas prejudicadas. A força da água derrubou muros e invadiu casas de comunidades ribeirinhas.

Em outra cidade da Zona da Mata, Palmares, o nível do Rio Una subiu mais de 7 metros. Cerca de 50 famílias foram levadas para abrigos. A região já passou por duas grandes cheias, em 2010 e 2017.

“O acontecimento que ocorre novamente aqui é por falta de barragem. Por falta dessas barragens, é que essas cidades vêm sofrendo nos últimos anos”, explicou Tony Brasil, coordenador da Defesa Civil. 

Destruição em Alagoas

Alagoas é outro estado nordestino atingido pelas chuvas. Mais de 39 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, e 51 cidades estão em situação de emergência. A região deve registrar mais temporais nos próximos dias, além do risco de alagamentos e deslizamentos.