A Justiça de SP concedeu liberdade para o homem negro que teve os pés e mãos amarrados por policiais militares ao ser detido por suspeita de furto em um supermercado da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. O habeas corpus foi emitido na última terça-feira (25).
O Tribunal de Justiça de São Paulo já havia negado o pedido liminar de habeas corpus em 9 de junho. No dia 14 de junho, a Justiça negou também o pedido de revogação da prisão.
Robson Rodrigo Francisco foi preso em flagrante no mês passado. A audiência criminal será realizada presencialmente na próxima quinta-feira (27). A Corregedoria da Polícia Militar apura a conduta dos agentes na ocorrência.
Há época, a PM afastou os agentes e lamentou a conduta deles na ação.
“A Polícia Militar lamenta o episódio e reafirma que a conduta assistida não é compatível com o treinamento e valores da instituição. Por isso, foi instaurado um inquérito para apurar todas as circunstâncias relativas às ações dos policiais envolvidos no episódio. Todos foram preventivamente afastados das atividades operacionais”, disse a corporação em nota.