Um legado apagado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizado em 2016. O Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste da cidade, que foi palco de modalidades como ciclismo e canoagem, está abandonado. Os setores da pista de Mountain Bike e Floresta dos Atletas dão sinais de abandono e manutenção conta com a ajuda de voluntários.
As placas que deveriam identificar as árvores plantadas na floresta dos atletas estão degradadas, um retrato do descaso com o Parque de Deodoro. Veja na imagem do antes e depois de como está o local.
Outro problema muito comum nessa época do ano, com clima seco, são os incêndios florestais, que também afetam o parque na Zona Oeste da capital fluminense. Esse é um trecho da floresta dos atletas que ficou completamente destruído pelas chamas – e não é o único.
Na pista de Mountain Bike, o fogo só não chegou porque voluntários capinaram a área. Desde 2021, eles fazem vaquinhas e rifas para garantir a manutenção do espaço usado para treinamentos.
Com as doações, eles compraram placas para sinalizar a pista, mas as medidas não são suficientes. “A gente precisa de materiais para poder manter a pista e, principalmente, fazer sinalização de forma correta para podermos receber os campeonatos”, declarou Vivi Zampieri, da comissão de segurança no ciclismo.
Procurada sobre os problemas, a Secretaria Municipal de Esportes do Rio disse que a pista de moutain bike passou por nova manutenção nos últimos meses e vai ser reinaugurada no dia 28 de julho. Sobre o incêndio, a pasta disse que os bombeiros foram acionados e as causas estão sendo apuradas. Os militares vão instalar uma mangueira de 100 metros próximo ao mirante do Parque, para que possa haver um controle mais rápido em caso de novos focos.